top of page
Curso Profissional Design de Moda Esprominho

FINANCIAMENTO

PROGRAMAS DE APOIO FINANCEIRO

A Esprominho é uma Escola Profissional que conta com o financiamento de Programas de Apoio Financeiro para os Cursos Profissionais e Cursos de Educação e Formação para jovens, bem como para os Cursos de Educação e Formação de Adultos. Um exemplo destes programas de financiamento é o O Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, Pessoas 2030, instrumento do Portugal 2030, cofinanciado pela União Europeia.

Logos_FINANCIAMENTO_PESSOAS2030_PT2030_UE-cores.png

O Programa Temático Demografia, Qualificações e Inclusão, o Pessoas 2030, é um programa temático do Portugal 2030 que se dedica a apoiar medidas de política pública que permitam enfrentar os desafios das qualificações da população, do emprego, da inclusão social e, transversalmente, da questão demográfica. O programa tem uma dotação de cerca de 5,7 mil milhões de euros financiada pelo FSE+ e dirige-se às regiões menos desenvolvidas do continente, embora algumas das suas medidas possam abranger as regiões de Lisboa e do Algarve.

Tem intervenções nos domínios das políticas ativas de emprego, da educação e formação profissional e ensino superior, do combate à privação material, da inclusão social e da igualdade de oportunidades, com intervenções que, em conjunto, também contribuem para enfrentar o desafio demográfico, dando cumprimento quase integral ao objetivo Portugal + Social.

 

Numa lógica de interdependência e complementaridade entre as medidas que apoia, o Programa visa contribuir para:

  • A prossecução dos princípios do Pilar Europeu dos Direitos Sociais (PEDS), integrando medidas associadas a 10 dos seus 20 princípios;

  • As metas europeias do Plano de Ação (PA) do PEDS (PAPEDS):

    • Atingir 80% de taxa de emprego da população entre os 20 – 64 em 2030;

    • Reduzir a taxa de jovens NEET dos 15 aos 29 entre os 7% e 8% em 2030;

    • Assegurar que pelo menos 60% dos adultos participam anualmente em ações de educação e formação;

    • Reduzir o número de pessoas em situação de pobreza ou exclusão social em, pelo menos, 15 milhões de pessoas até 2030, (sendo 5 milhões crianças);

  • Responder aos desafios identificados nas Recomendações Específicas dirigidas a PT (REP).

EM EXECUÇÃO

ENCERRADOS

bottom of page