Projeto Educativo

PROJETO EDUCATIVO

A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo.
Nelson Mandela

EsproMinho – “Ninguém levanta voo que não o faça contra o vento”

A Escola é uma das mais importantes instituições, porquanto prepara os jovens para o seu futuro, ao mesmo tempo que contribui para a coesão e o desenvolvimento da sociedade.

O Projeto Educativo (PE) é um documento orientador que pretende integrar o esforço individual numa dimensão coletiva destinada a proporcionar aos alunos as melhores oportunidades de aprendizagem. Nesta perspetiva, pretende-se desenvolver uma organização com uma visão clara dos da escola que quer ser, dos valores que defende e sobre os quais se orienta, assim como do perfil que pretende criar nos seus alunos.

A EsproMinho quer ser uma escola Educadora, inclusiva, integrada e reconhecida no meio e aberta ao mundo.

Os seus valores são a excelência e a exigência; a responsabilidade e a integridade; a cidadania e a participação; a curiosidade, a reflexão e a inovação.

O perfil que pretendemos no aluno da EsproMinho é o de um indivíduo competente, responsável, assertivo e adaptável.

Este é instrumento flexível e dinâmico que deve dar resposta às necessidades, problemas e expetativas da comunidade educativa, e enriquecer-se com as sugestões que sejam propostas. Considerando a melhoria dos resultados do anterior PEE, optámos por continuar a centrar a nossa atenção em cinco grandes áreas específicas de intervenção, a saber: “Desenvolvimento de competências”, “Trabalho Colaborativo dos Docentes”, “Parcerias Empresariais e Institucionais”,  “Comunidade Educativa” e “Cidadania Europeia”

A fim de dar melhor cumprimento às metas estabelecidas, acrescentaram-se mais alguns objetivos específicos e estratégias para cada uma das áreas, contribuindo assim para um procedimento cada vez mais uniformizado que vise atingir os resultados de um modo mais eficaz, tendo sempre como meta principal o grande tema globalizador de toda a nossa atividade – MELHORAR A QUALIDADE DO ENSINO PROFISSIONAL.